A instituição lançou hoje a 11.ª campanha anual de Natal "10 Milhões de Estrelas -- Um gesto pela paz" que pretende ajudar os mais desfavorecidos numa "época de crise social e económica" através da venda de velas..Este ano, a Cáritas tem como objetivo vender mais de 500.000 velas sendo o valor angariado aplicado em duas causas distintas: 65% das verbas destinam-se às famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica e o restante às vítimas do conflito na Síria.."O ano passado foram adquiridas 450 mil velas, mas este ano gostaríamos de subir muito este número porque são muitas as carências que estamos a viver e a nossa gente precisa de ser ajudada", disse à agência Lusa o presidente da Cáritas Portuguesa..Com esta campanha, os portugueses têm "mais uma possibilidade de realizarem as suas ações de solidariedade, como costumam fazer, para viverem em consonância com o espírito de Natal", adiantou Eugénio Fonseca..Segundo o responsável, as verbas angariadas ficam na região onde as velas foram adquiridas para ajudar "aqueles que estão a ser vítimas" da crise naquele local..É uma forma de "reforçar as ajudas que cada vez são mais necessárias, porque os pedidos são muitos e a Cáritas vai tendo cada vez dificuldade em ter essas possibilidades de ajuda", sublinhou.."Também vamos enviar [as ajudas] para outro povo que está a sofrer muito e, de certeza, que os portugueses perceberão bem isso", disse..Trata-se do povo sírio, "sobretudo as crianças, cujos pais já morreram vítimas do conflito vergonhoso que está a atingir a Síria, e se encontram em campos de refugiados em situações muito desumanas", explicou..A Cáritas pede ainda às pessoas que, na noite de Natal, coloquem a vela que adquiriram "acesa na janela da sua casa para que quem passe na rua diga que as pessoas que ali vivem são solidárias e que não vivem apenas a dimensão material do Natal".."Era tão bom que a gente acendesse um milhão de luzinhas na noite de Natal", salientou Eugénio Fonseca..As velas podem ser compradas na Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias que tenham aderido à campanha e numa cadeia de supermercados..A Cáritas Portuguesa registou, entre outubro de 2012 e outubro de 2013, um aumento de 20% nos pedidos de ajuda de famílias afetadas pela crise económica.